A ARTE NA REABILITAÇÃO VISUAL

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

Prof. Dr. Theo Seiler

SUÍÇA

Prof. Dr. Doyle Stulting

EUA

Prof. Dr. Luiz Izquierdo Villavicencio

PERU

PRESIDENTE DE HONRA

Prof. Dr. Milton Ruiz Alves

BRASIL

Privilégio é ver, rever e corrigir os nossos conceitos

CAROS COLEGAS,

Este ano o SINBOS será realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, nas novas dependências do Hospital Oftalmológico de Sorocaba. O SINBOS 2017 - Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba tem como tema “A Arte na Reabilitação Visual”. A “Arte” (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como atividade humana com expressão de emoções, ideias e habilidades levando à um processo criativo único e diferente. Com o progressivo avanço tecnológico na Oftalmologia, as diferentes etapas do atendimento, diagnóstico e tratamento dos pacientes estão cada vez mais relacionadas a estas tecnologias, dificultando a valorização do ato médico. Por isso devemos empregar todo nosso conhecimento e habilidade em forma de “Arte” para um processo de atenção individualizada aos nossos pacientes. Só assim será possível nossa evolução e crescimento contínuo em conjunto com as novas tecnologias.

Com esse foco, a grade de programação do evento foi elaborada. Além de abordar as últimas tecnologias que nos auxiliam no diagnóstico, tratamento e reabilitação dos nossos pacientes, vamos incluir uma visão crítica de como exercer nossas atividades com “Arte”. Cada sessão terá espaço aberto para discussões, casos clínicos e maior interatividade com a plateia.

Contaremos com a participação de influentes nomes da Oftalmologia nacional e internacional. Temos a presença confirmada do Prof. Dr. Theo Seiler, da Suíça, pioneiro na aplicação do excimer laser em córneas humanas, em tratamentos personalizados e também responsável pelas primeiras pesquisas sobre crosslinking. Participará também o Prof. Dr. Doyle Stulting, dos Estados Unidos, ex-presidente da ASCRS, pesquisador e autor de inúmeros artigos científicos nas áreas de córnea, catarata e cirurgia refrativa, e editor emérito do Cornea Journal. Contaremos ainda com o Prof. Dr. Luis Izquierdo Villavicencio, do Peru, presidente executivo da ALACCSA.

Nosso Presidente de Honra, Prof. Dr. Milton Ruiz Alves, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, dispensa mais apresentações e nos abrilhantará com a Palestra Magna Pascoal Martinez Munhoz: “A construção da Atenção Básica em Oftalmologia (PNAB)”.

Durante o Pré-Simpósio (22 a 25 de outubro) teremos vários wetlabs em cirurgias do segmento anterior, incluindo DMEK, PDEK, FALK, DALK, anel, lentes fácicas etc, sob supervisão de experientes cirurgiões. E ainda Curso básico e avançado de Galilei e OCT do segmento anterior. Imperdível!

Faça a diferença! Faça com “Arte”!



Adriana dos Santos Forseto

Coordenadora de Ensino
Chefe do Setor de Cirurgia Refrativa

Nicolas Cesário Pereira

Chefe do Setor de Córnea e
Doenças Externas